Depois das cartas, trabalhamos outro gênero textual em sala de aula:
E-mail
Observamos sua estrutura, partes, linguagem e comparamos com cartas e bilhetes. Depois, em duplas, as crianças escreveram uma mensagem para enviarem a alguém conhecido. Para esta atividade criamos um e-mail da turma.
Escritas e corrigidas as mensagens, fomos à sala de informática da escola onde, cada dupla, digitou e enviou seu e-mail.
Alguns dias depois, voltamos à sala de informática para ver se os e-mails haviam sido respondidos. Foi grande a alegria das crianças quando leram as mensagens recebidas.
Quando questionadas sobre qual das atividades preferiram fazer, a maioria das crianças respondeu que gostou das duas. De acordo com elas, é legal escrever uma carta e levar ao correio. Mas, segundo elas, também é bem interessante digitar um e-mail.
De qualquer maneira, as duas atividades proporcionaram às crianças, entre outros, o desenvolvimento da leitura e da escrita, uma maior compreensão das características destes gêneros textuais, além da sensação gostosa de compartilhar vivências e sentimentos com pessoas que gostam e admiram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário